PATRONO DA PROFISSÃO E ORAÇÃO DA SECRETÁRIA(O)

O profissional de Secretariado tem como patrono e protetor São Jerônimo, que se imortalizou pelos estudos da Bíblia. De fato, São Jerônimo é chamado doutor máximo das escrituras.  Natural da Dalmácia, São Jerônimo recebeu formação católica, mas só foi batizado aos 20 anos. Possuidor de uma cultura clássica das maiores do tempo é considerado um dos mestres da língua latina.

Foi secretário do Papa Damaso I, e recebeu deste o encargo de traduzir para o latim os Livros Sagrados, de modo a haver uma única versão oficial das Escrituras, para que não fossem estas deturpadas pelos hereges dos séculos futuros. Essa foi a origem da Vulgata, tradução da Bíblia para o latim, e versão oficial da Igreja Católica desde o Concílio de Trento.

Em 1295, São Jerônimo foi declarado doutor da igreja pelo papa Bonifácio VIII, sendo festejado em 30 de setembro. A vida do santo, que se entregou à oração e ao jejum durante dois anos, é tomada como exemplo pelos cristãos devotos.

ORAÇÃO DA SECRETÁRIA(O)

SENHOR,

Diante de ti, que és o criador e a fonte maravilhosa de todos os dons, quero agradecer-te pelo meu trabalho e a minha profissão.

Eu te ofereço a minha árdua tarefa, no compromisso pessoal e profissional de ser prestativa e generosa, acolher e servir com alegria, saber falar e saber ouvir, perdoar e pedir perdão, atuar com integridade e sinceridade, ter paciência e equilíbrio diante dos impasses, ser compreensiva e solidária, esforçando-me por manter um bom relacionamento e o bem-estar comum.

Às vezes, Mestre, sinto-me frágil, pequena e até mesmo insegura para tomar decisões que competem a minha função.

Mas tu me conheces profundamente, sabes de todas as minhas intenções. Por isso, peço-te, que me inspires e me orientes, dando-me sabedoria e serenidade.

Ilumina-me, para cumprir meu trabalho com dignidade e exercer minhas atividades com segurança e alegria.

Senhor! Que além de funcionária eu seja também colaboradora, companheira e amiga de todos, sem distinção.

Obrigada, Senhor, pelo meu trabalho, pelo pão de cada dia, pela minha vocação de servir e colaborar.

Amém!